#5 / 365 - Thoki Yenn - Flip Flop

FLIP FLOP - A Thoki Yenn´s Masterpiece
Kraft Paper


 Ler em Português      Read in English


Olá Pessoal.

Desde que visualizei esse projeto eu quis mostrar criadores que admiro, que incluem os mais conhecidos, porém vai ter também muita gente mais nova no origami.E eu tenho bastante interesse em novos artistas, principalmente os brasileiros.
Espero que este blog ajude a resgatar memórias, popularizar modelos,encontrar novos origamistas e permitir muitas e muitas dobras ao redor do mundo.
A popularidade e o acesso ao Origami cresceu muito com a internet.
Muitos jovens, que estão aprendendo Origami, conhecem os criadores que tem mais visibilidade na rede e espero poder instigar o interesse em muitos outros.

Divulgue e nos ajude!

O Thoki Yenn (Thok Søndergaard) é um desses mestres!
Eu o conheci através do modelo Umulius Rectangulum, demonstrado pela Sara Adams, em seu canal no Youtube em 2007.
É um dos meu modelos preferidos, pelo quebra cabeças da montagem e pela estabilidade mecânica que possui.

Mas o Umulius Rectangulum eu deixo para que vocês aprendam como o vídeo da Sara,ok?

Hoje quem aparece aqui é o Flip Flop, que é outro modelo genial, mais para um origami de ação, onde o modelo transforma-se de acordo como é manipulado.
Esse tipo de origami é simplesmente genial.
Não é um modelo fácil, mas vale a pena aprender a dobrá-lo.
Não tem vídeo instrutivo dele, que eu saiba.
Se você tiver dificuldades para dobrá-lo, me avise nos comentários e eu tento te ajudar.

O Thoki Yenn foi um artista Dinamarquês, com interesses em diversas áreas(mágica, performances,origami, kirigami,produção de vídeos).
Ele faleceu em 2004  e eu acredito que seu legado nas área do origami merece ser divulgado às novas gerações.
Vou jogar a minha semente por aqui.

O seu "website" ainda está ativo, ele foi criado originalmente por Nick Robinson (outro grande origamista), e ainda esta disponível no site da BOS (British Origami Society) , e também no domínio do Erik Demaine (mais um mestre).

O Thoki Yenn publicou pela BOS, um livreto chamado Orikata, (o diagrama do Flip Flop está aqui também) ,que você encontra em no website.
Eu irei apresentar tanto modelos dela quantos eu consiga, e espero divulgar seu trabalho, que admiro muito.

Para saber mais sobre o Thoki Yenn, de uma olhada nesse artigo.

Para conhecer mais sobre os artistas Erik Demaine e Nick Robinson, visitem seu saites.

E como sempre, Boas Dobras!

Daniel Landi
27/08/2019

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2º Encontro Nacional de Origami (2nd Brazilian Origami Convention) - Timóteo/MG-Brazil

#27/365 - Jaciara Grzybowski - Expositor Para Paredes(Wall Exhibitor)

#8 / 365 - Thoki Yenn - DNA-4 Molecule