Postagens

#1 / 365 - O ano do Origami (The Origami year)



 Ler em Português      Read in English

Olá.

Eu faço Origami há vários anos e sempre tive o desejo de homenagear os autores que admiro e vou conhecendo ao longo do tempo, dobrando seus modelos e divulgando Origami.
Fiz um levantamento e preparei uma lista de modelos, de simples a intermediários que irei dobrar ao longo de um ano.
Durante essa jornada vou adicionar informações a respeito dos artistas, dos modelos e coisas em geral sobre Origami.
Então.
Seja Bem Vindo.
Aproveite pra dobrar um pouco conosco
:-D

O origami é a arte cujo meio de expressão é o papel.
A modificação da estrutura de uma folha de papel, de vários formatos (quadrados, retângulos, círculos e etc) e tamanhos para fazer a representação de um objeto, um animal, uma flor ou planta ou até mesmo uma ideia.
Sua criação deu-se provavelmente após a invenção do papel e derivou-se de sua utilização a sociedade.
Há a tradição de dobradura de papel na Ásia Oriental e na Europa.

Ah, e Origami é uma palavra Japonesa que significa "Dobrar Papel".

Para começar essa aventura apresento dois modelos que possuem ao mesmo tempo a a maior simplicidade possível, ou seja, uma dobra, e ao mesmo tempo um nível de complexidade admirável, ou seja, como executar a representação do meu objeto da arte com a penas uma dobra?

O primeiro modelo é o Elefante de uma dobra só, de autoria de David Mitchell, e que conheci através do livro de Robert J. Lang, "Origami Design Secrets"
Repare como a representação em Origami é a verdadeira arte, existe apenas a sugestão de um corpo grandalhão , tromba e orelha.E isso é o suficiente para que nosso cérebro preencha as lacunas e "veja" o Elefante.


Foto


E o segundo modelo é de autoria de Joseph Wu, e é um Stegossauro de uma só dobra.
De novo uma capacidade de abstração impressionante.Não há detalhes mas eu consigo enxergar o Stegossauros.




Você viu?
Quer dobrar?

Daniel Landi.
17.24.2017


Mais de um ano se Passou............

Poxa, mas de um ano se passou desde que eu lancei meu Super Projeto "O Ano do Origami" e NENHUM vídeo foi postado..Mas também NINGUÉM me segue nem teve um porra de um comentário!!!................rs.................
:-D

Vai daqui e vai dali, estuda,aprende,planos vão e vem..............
Resolvi retomar essa ideia (projeto) sob um novo aspecto........
Eu estou fazendo mestrado e senti a necessidade de , de alguma forma conseguir uma maneira de "treinar" minha memória, para poder reter melhor tudo o que tenho que ler nessa fase de minha vida.
A partir dessas pesquisas descobri um "mundo" novo e fascinante.
Aqui uma lista de livros que compilei e tenho estudado (e aprendido) e que tratam desse assunto :




Projeto "O ano do Origami"

Objetivo : Produzir e postar 1 vídeo de origami por dia durante um ano.

Período  : de Domingo, dia 26/02/2012 até Segunda-Feira, dia 25/02/2013.

Origami Landi

ORIGAMI é uma palavra Japonesa e significa "dobrar papel".Nestes anos em que tenho me dedicado a dobrar papel eu descobri um passatempo único, que de tem a capacidade de apaixonar, gerar discussões inflamadas e principalmente fazer amigos.

Em 2005/2006 eu tive um problema de saúde bem sério.
Devido a uma má formação congênita, um pouco de sorte e talvez maus hábitos praticados pela vida eu tive problemas nas colunas Cervical e Vertebral.Passei por 3 cirurgias, ganhei 2 placas e 14 parafusos de Titânio, sofri um bocado mas fiquei bom.
Graças é claro a competência da equipe médica, um tanto de sorte e a Benção do bom DEUS.
Quando a situação se acalmou eu herdei uma pequena sequela, minha mão direita é um pouco dormente.
O bom Doutor me aconselhou a fazer "trabalhos manuais" como parte da Fisioterapia, ai lá estava eu retalhado e tendo que decidir que tipo de "trabalho manual" seria o mais indicado para mim.
Tentei Tricô,com a ajuda da minha irmã, mas sinceramente não me identifiquei.
Ai a memória trouxe uma palavra....ORIGAMI.
Moro em São Paulo, e lá funciona a Aliança Cultural Brasil-Japão (http://www.acbj.com.br/), fiz dois cursos lá, o Básico e o Intermediário....E foi assim que tudo começou.........rs....................
Para mim a melhor maneira de aprender a dobrar papel é olhando alguém dobrar e te explicando, foi assim comigo. Depois dos cursos eu estava capacitado a dobrar alguns modelos simples e bem legais, mas ai vem a parte da adicção, um desejo de dobrar e dobrar sem parar.
Pela manhã, nos finais de semana, para pensar um pouco na vida ou para esquecer um pouco dela, para dar de presente a um amigo, uma amiga, uma ex-namorada ou uma potencial nova namorada, para decorar os quartos de hotel onde vivo nos últimos 5 anos e que são tão impessoais.
Se você chegou aqui e quer aprender a dobrar papel, ou como dizem, que aprender a "Arte Japonesa de Dobrar Papel", bem vindo!!
Eu acho que eu posso ajudar um pouquinho.
Eu tenho uma teoria (verificada pela experiência no meu caso) sobre aprendizado.
É o exemplo de dirigir um carro.
No meu caso dirigir um carro para mim não é um prazer em si, eu adoro viajar e chegar no meu destino, mas dirigir o carro para chegar lá é um saco........rs......
Devido à falta de afinidade quando comecei a dirigir eu não era exatamente uma "ás do volante", na verdade eu fui "roda presa por um bom tempo (anos e anos), mas então veio a comprovação de que "a prática leva você mais próximo da perfeição". Ao longo dos anos, em matemática simples, eu tive 8 carros e em média eles duraram comigo uns 60.000 Km, ou seja, nessa vida eu já dirigi quase 500.000 Km.
Pôxa, se isso não é praticar eu não sei o que é.........rs.........
Ainda não me agrada tanto dirigir como chegar, mas eu vou direitinho.
Concluindo, se você quer aprender Origami, você tem que dobrar o papel, muitas e muitas e muitas e muitas vezes.
Boas Dobras!

Links interessantes pra quem quer aprender :

http://origami.em.blog.br/

Site do Norberto Kawakami, segundo suas palavras "um Paulista que encontrou o Amor em Belo Horizonte - MG". Ele desenvolveu um Curso de Origami OnLine que é um ÓTIMO ponto de partida, mas por favor lembre-se de que quem tem que se esforçar e "Dobrar o Papel" é você!!
Navegue por lá, assine o Grupo de Origami, faça perguntas e não seja chato que a galera te ajuda de coração mesmo.


http://www.happyfolding.com/

Site da Alemã Sara Adams (Ela é a minha MUSA do Origami, queria casar com ela............rs.........)
Voltando à importância de aprender Origami "VENDO ALGUÉM DOBRAR", ela produziu vários vídeos didáticos explicando modelos bem legais.
As explicações são em Inglês, mas dobradura não tem linguagem e também no canal dela no YouTube (http://www.youtube.com/user/AdamsSara) tem algumas legendas em Português.