Origami Landi

ORIGAMI é uma palavra Japonesa e significa "dobrar papel".Nestes anos em que tenho me dedicado a dobrar papel eu descobri um passatempo único, que de tem a capacidade de apaixonar, gerar discussões inflamadas e principalmente fazer amigos.

Em 2005/2006 eu tive um problema de saúde bem sério.
Devido a uma má formação congênita, um pouco de sorte e talvez maus hábitos praticados pela vida eu tive problemas nas colunas Cervical e Vertebral.Passei por 3 cirurgias, ganhei 2 placas e 14 parafusos de Titânio, sofri um bocado mas fiquei bom.
Graças é claro a competência da equipe médica, um tanto de sorte e a Benção do bom DEUS.
Quando a situação se acalmou eu herdei uma pequena sequela, minha mão direita é um pouco dormente.
O bom Doutor me aconselhou a fazer "trabalhos manuais" como parte da Fisioterapia, ai lá estava eu retalhado e tendo que decidir que tipo de "trabalho manual" seria o mais indicado para mim.
Tentei Tricô,com a ajuda da minha irmã, mas sinceramente não me identifiquei.
Ai a memória trouxe uma palavra....ORIGAMI.
Moro em São Paulo, e lá funciona a Aliança Cultural Brasil-Japão (http://www.acbj.com.br/), fiz dois cursos lá, o Básico e o Intermediário....E foi assim que tudo começou.........rs....................
Para mim a melhor maneira de aprender a dobrar papel é olhando alguém dobrar e te explicando, foi assim comigo. Depois dos cursos eu estava capacitado a dobrar alguns modelos simples e bem legais, mas ai vem a parte da adicção, um desejo de dobrar e dobrar sem parar.
Pela manhã, nos finais de semana, para pensar um pouco na vida ou para esquecer um pouco dela, para dar de presente a um amigo, uma amiga, uma ex-namorada ou uma potencial nova namorada, para decorar os quartos de hotel onde vivo nos últimos 5 anos e que são tão impessoais.
Se você chegou aqui e quer aprender a dobrar papel, ou como dizem, que aprender a "Arte Japonesa de Dobrar Papel", bem vindo!!
Eu acho que eu posso ajudar um pouquinho.
Eu tenho uma teoria (verificada pela experiência no meu caso) sobre aprendizado.
É o exemplo de dirigir um carro.
No meu caso dirigir um carro para mim não é um prazer em si, eu adoro viajar e chegar no meu destino, mas dirigir o carro para chegar lá é um saco........rs......
Devido à falta de afinidade quando comecei a dirigir eu não era exatamente uma "ás do volante", na verdade eu fui "roda presa por um bom tempo (anos e anos), mas então veio a comprovação de que "a prática leva você mais próximo da perfeição". Ao longo dos anos, em matemática simples, eu tive 8 carros e em média eles duraram comigo uns 60.000 Km, ou seja, nessa vida eu já dirigi quase 500.000 Km.
Pôxa, se isso não é praticar eu não sei o que é.........rs.........
Ainda não me agrada tanto dirigir como chegar, mas eu vou direitinho.
Concluindo, se você quer aprender Origami, você tem que dobrar o papel, muitas e muitas e muitas e muitas vezes.
Boas Dobras!

Links interessantes pra quem quer aprender :

http://origami.em.blog.br/

Site do Norberto Kawakami, segundo suas palavras "um Paulista que encontrou o Amor em Belo Horizonte - MG". Ele desenvolveu um Curso de Origami OnLine que é um ÓTIMO ponto de partida, mas por favor lembre-se de que quem tem que se esforçar e "Dobrar o Papel" é você!!
Navegue por lá, assine o Grupo de Origami, faça perguntas e não seja chato que a galera te ajuda de coração mesmo.


http://www.happyfolding.com/

Site da Alemã Sara Adams (Ela é a minha MUSA do Origami, queria casar com ela............rs.........)
Voltando à importância de aprender Origami "VENDO ALGUÉM DOBRAR", ela produziu vários vídeos didáticos explicando modelos bem legais.
As explicações são em Inglês, mas dobradura não tem linguagem e também no canal dela no YouTube (http://www.youtube.com/user/AdamsSara) tem algumas legendas em Português.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#27/365 - Jaciara Grzybowski - Expositor Para Paredes(Wall Exhibitor)

2º Encontro Nacional de Origami (2nd Brazilian Origami Convention) - Timóteo/MG-Brazil