Postagens

Mostrando postagens de 2020

10/11/2020 - Tocando em frente (11-10-2020 - Moving forward)

 

Fique em Casa Quando Puder
#StayHome



 Ler em Português      Read in English

:-D

Oi novamente!
Tanta coisa pra fazer e tão pouco tempo...rs... Fora as outras dificuldades.
Mas o importante é que ainda estamos vivos, trabalhando, procurando cuidar da saúde e dobrando muito.
Falo por mim e tenho muito pesar por todos que ainda estão sofrendo todo tipo de consequências por causa da pandemia e da falha das autoridades e da sociedade em lidar com essa situação.
Espero pelo melhor.

Desde o começo das tentativas de isolamento, me chamou muito a atenção a criatividade da comunidade do Origami, por todo o mundo, em criar modelos simbolizando (e apoiando) o isolamento social.
Esse modelos ganharam títulos diverso mas mantém uma relação entre o amor e o lar, simbolizados por uma coração e uma casa, nas mais variadas configurações criativas.
A origamista Sara Adams criou um desses modelos e também compilou uma lista com vários exemplos dessa "vertente origamista em 2020"

Eu mesmo fiquei bem interessado em explorar essa ideia e dediquei uma boa parte do meu tempo pensando a respeito desse tipo de modelo, experimentando e criando.
Utilizei meu formato de papel favorito..rs...Que é o retângulo de 8,7 x 21 cm que obtêm-se após extrair um quadrado de um papel A4, além de vários papeis quadrados também.
E fiquei feliz com o resultado, foram vários modelos, os quais irei apresentar em outros posts.
Essa conversa é só pra dizer que ando por aqui e pretendo continuar.

Vou retomar o projeto dos 365 dias de Origami, além de apresentar meus modelos, terminar de catalogar, continuar a diagramar e começar a gravar vídeos.
Eu já criei mais de 150 modelos então meu projeto inicial está se tornando viável, algo que não achei que iria acontecer.

E para ter só uma pequena amostra segue o diagrama para um dos meus modelos
 #FiqueemCasa
 #StayHome.
O da foto do início do Post.

Enfim!
Boas Dobras a Todos e Boa Sorte também.

Daniel Landi
10/11/2020

01.06.2020 - Atividades de Origami em tempos de Pandemia. :-( (Pandemic times Origami activities). :-(

PHOTO

 Ler em Português      Read in English

#fiqueemcasa

As minhas atividades foram e estão sendo variadas e produtivas (ou assim espero).

  1. Me apaixonei pelos modelos incentivando o confinamento temporário e o distanciamento social (#StayHome #FicaemCasa), que basicamente compõe uma mensagem de amor (representado pela figura do coração) e do lar (alguma representação de uma casa).E dessa maneira tenho me dedicado à criar vários modelos com essas características. Eu imagino que a origamista que criou o primeiro desse "tipo" de modelos foi a Sara Adams, esse aqui. "Home is Where the Heart is" No site do OrigamiUSA tem diagramas e indicações de vídeos para vários desses modelos, inclusiva a Sara preparou uma extensa lista desses modelos, que vale a pena dar uma olhada!
  2. Além disso tenho "produzido" papeis em cores e tamanhos específicos utilizando os moldes que tenho, além de papel sanduíche, também de variadas formas e cores.
  3. Participei da Convenção da Associação Americana de Origami (OrigamiUSA UnConvention), e foi sensacional. A impressão que tive é de que o organização mesmo achou ótimo, porque normalmente mesmo essa que é uma das maiores do mundo, não atrai mais de 200 participantes (é caro e trabalhoso passar um final de semana em NY). Mas com a opção virtual o número de participantes foi muito maior (ouvi rumores de aproximadamente 1.000 inscritos). Isso financeiramente creio que representa algum ganho, mas é óbvio que a falta de contato humano pesa muito pelo outro lado.
  4. Desde 2019 após 2º Encontro de Origami "Nas Montanhas do Vale", foi criado um grupo no WhatsApp que é sensacional, e através dessa amizade com Origamistas de todo o Brasil tenho participado de encontros e aulas virtuais, que nesses tempo de pandemia simplesmente multiplicaram-se.
  5. Falando nisso o que aconteceu foi um fenômeno impressionante. Pipocam aulas de Origami organizadas por associações de todo mundo, muita gente das quais eu já falei e que estão na lista do projeto de 365 Dias de Origami apareceu demonstrando modelos, conversas deliciosas sobre Origami, as Convenções de muitas Associações de Origami, de forma virtual e encontros mil. Nesse ponto tem sido um ano de muitas atividades de Origami
  6. Tenho criado muitos modelos, mas preciso catalogá-los (creio que tenho mais de 150 já). ão simples, mas são meus....rs......
Eu pretendo elaborar uma lista com o máximo possível dessas atividades virtuais de Origami que eu consiga catalogar para futuras referências.

Por hoje é isso.

Continuem dobrando e se possível #fiqueemcasa

Daniel Landi

01.06.2020







04.03.2020 - 2 modelos meus disponíveis online (Some of my models online for your fun!)



 Ler em Português      Read in English

PAREM AS PRENSAS!!!!
Hahahahahaha, sempre qui dizer isso.
Essa captura de tela que abre nossa conversa de hoje é do site http://doodle.sourceforge.net/index.html.Esse é um projeto de Software na área de Origami, chamado DOODLE (Origami Oriented Diagramming LanguagE), ou Linguagem de Diagramação Voltada para Origami.
Foi desenvolvido entre 2000 e 2001 por Jérôme Gout and Xavier Fouchet.
É um software desenvolvido para criar os diagramas de Origami, que são a "tradução" do processo de das dobras que levam até o modelo finalizado, em uma linguagem visual que permita que outras pessoas também dobrem o modelo.
Como já disse o Robert J. Lang, desenhar/escrever/gerar o diagrama é muito mais trabalhoso do que criar o modelo (talvez trabalhoso passe a ideia correta, é chato gerar os diagramas ao passo em que é muito divertido criar o modelo.....rs.....)
Eu já devo ter criado mais de 100 modelos (simples,ok?) e como não tinha nunca criado um diagrama fiquei enrolando(ainda estou..rs..).Eu conhecia o projeto do DOODLE desde 2008 mas nunca criei coragem de aprender, até agora.
Até onde sei a maioria dos diagramas são feitos em programas de desenho vetorias como Inkscape,Adobe Illustrator,Sketch,CorelDRAW,Affinity Designer,Lunacy,etc...Há uma infinidade.Também devem ser utilizados softwares de manipulação de fotos como GIMP.Dá pra usar o AUTOCAD e também dá pra desenhar com régua, lápis,caneta e esquadros e dá pra desenhar mão livre.
O DOODLE é diferente, não é um software de desenho, mas sim uma linguagem de programação, ou melhor é uma linguagem descritiva utilizada para produzir diagramas de Origami.

DOODLE pelo DOODLE
"Doodle é uma linguagem descritiva para produzir diagramas de Origami (dobradura de papel). Doodle é o software que traduz o código fonte escrito em seu idioma em um diagrama pronto para impressão (PS, GIF, PDF, HTML ...).
O Doodle recebe um arquivo do Doodle, analisa-o e gera um arquivo gráfico.
O idioma usa apenas caracteres ASCII e nenhum outro símbolo. Um simples editor de texto é suficiente, e o diagrama Doodle pode ser enviado por email facilmente.
Um código-fonte do Doodle é composto por uma descrição geral, seguida por uma ou mais etapas (como um diagrama tradicional). Cada etapa é uma sucessão de operadores, permitindo calcular pontos de controle ou descrever os movimentos para executar a etapa usando esses pontos. Por exemplo, um operador geométrico como \ point_to_point calcula os pontos necessários para colocar um ponto em outro por uma dobra. Um operador como \ valley_fold desenha uma dobra em vale entre dois pontos (como os calculados anteriormente)."

Então, existe uma curva de aprendizagem, é mais simples do que aprender C# mas ainda assim requer prática,estudo,paciência e mãos na massa.Mas mo fundo isso se aplica a qualquer aprendizado.
E dessa maneira, utilizando o Manual de Referência e exemplos de código que tem no site eu já terminei 2 diagrmas.
Entrei em contato com o Jérôme Gout e ele ficou contente por ter um update pra atualizar o site desde 2001.
E lá estão agora meus 2 modelos, clica aqui pra você dar uma olhada!
Eu ainda tenho muito a aprender, tem bastante comandos e aprender a utilizar corretamente cada um requer uso, além disso como não há a acentuação em Português eu gostaria de poder trabalhar com eles no projeto para poder fazer alguns updates.Veremos.

Eu tenho alguns planos para a utilização do DOODLE durante o ano:
1 - Continuar usando / aprendendo o DOODLE para publicar um livro de Origami com cerca de 30 modelos simples.
      No processo, eu quero aprender até que ponto o DOODLE é capaz de ir. Como um modelo complexo com vistas 3D, linhas de raios-x, dobras "sink", etc.
2 - Gostaria de atualizar o Manual de Referência, se você me permitir. Para corrigir alguns erros de digitação que encontrei (apenas alguns) e também para atualizar a parte sobre o "conceito de layout automático da página". Se você pudesse me explicar, eu poderia atualizar o documento.
3 - Pretendo escrever um tutorial detalhado de diagramação com o DOODLE, revisar passo a passo o processo de diagramação de um modelo.
4 - Também pretendo criar vídeos do YouTube como tutoriais, explicando o uso do DOODLE na diagramação de um modelo.
5 - Acrescentar a possibilidade de acentuação em Português.

Fiquem de olho se quiserem saber os desdobramento.

Te vejo logo!

04.03.2020



24.01.2020 - Origami ao mar! (Origami @ Sea) - Manuscrito encontrado em uma garrafa.(A message in a bottle)

Teaching Origami @ Sea - MSC Fantasia / Aulas de Origami em um Cruzeiro - MSC Fantasia
Novembro 2019

 Ler em Português      Read in English

PT

20.01.2020 - Elefantes (Elephants)

Frog Base Elephant / Elefante com a Base do Sapo




 Ler em Português      Read in English

Um ótimo 2020 a todos!
Bem vindos de volta (ou sou eu quem esta de volta?).

Eu tenho esse livro do Robert J.Lang desde 2008 (e na verdade tenho 2  pois comprei a segunda edição).
Como parte de meus estudos resolvi lê-lo por completo.Nesses anos eu li vários capítulos e dobrei alguns modelos, mas nunca consegui terminá-lo.
Pois é chegada a hora.
O livro é sensacional, um tratado técnico-artístico sobre Origami em geral, com histórias e detalhes deliciosos do mundo do Origami, além de destrinchar de uma maneira sem igual todas as técnicas de criação de modelos em Origami.

Simplesmente IMPERDÍVEL!

Se você ainda não tem corre lá pra comprar.

Na página 52 , capítulo sobre as Bases de Origami, o Robert lança um desafio:- "Você conseguiria criar um modelo de um Elefante em origami que utilize todas as abas (flaps) da Base do Sapo?"
Então o modelo do início deste artigo e esses abaixo são minhas repostas, bem simples mas foi a primeira tentativa.
Vocês conseguem ver os elefantes?

O 1º e o 4º usam a aba maior e mais grossa pra formar o tomba, no 1° não tem as presas porque as outras 4 abas foram usadas para formar as patas e o modelo poder ficar apoiado.o 4º não fica em "pé" mas já consegui formas as duas presas.
Os modelos 2 e 3 já usam uma das abas mais finas levantada e assim o modelo fica mais "fechado" e pra mim, mais agradável.Fiz um arranjo com as outras abas e esses modelos também ficam apoiados em pé.





















Ah, eu vou preparar um artigo sobre a Base do Sapo (ou Rã) e alguns modelos básicos e tradicionais que podem ser dobrados a partir dela.

Até lá!

Daniel Landi
20.01.2020