#27/365 - Jaciara Grzybowski - Expositor Para Paredes(Wall Exhibitor)

Homemade Sandwich Paper / Papel Sanduíche Caseiro


 Ler em Português      Read in English


Buenos Dias!

Pessoal, firmes e fortes ,hein?
A alegria de dobrar nunca acaba.

Hoje apresento uma pessoa linda e Origamista talentosa,a Jaciara Grzybowski.

Ela participou do 2º Encontro Nacional de Origami-2019, como professora, aluna,expositora,palestrante,etc...
Eu tive a oportunidade de participar de suas duas aulas no encontro, uma Luminária genial e um Módulo de Azulejos que é um dos modelos mais legais que eu já conheci, feito a partir de dobras simples, o encaixe final tem um efeito fantástico, vamos dar uma olhada?

Luminária

Módulos Azulejo em um Livro / Tile Modules in a Book

Módulo Azulejo / Tile Module

Criadora e Criatura,lindas!


Ela me cedeu gentilmente os modelos que dobramos hoje e também algumas notas biográficas.

Jaciara por Jaciara:

"Meu é Jaciara Grzybowski, e comecei a fazer dobraduras quando criança.
Sou autodidata e apaixonada por origami e suas diferentes técnicas como Hina Dolls, Kusudamas (e todos os tipos de formas geométricas). Mas me aprimorei no origami utilitário, criando pastas, envelopes, carteiras e outros modelos.

Depois de formada na Faculdade de Licenciatura em Educação Artística, fui morar na Europa.
Por lá expus meus trabalhos em Barcelona e França. Também aprimorei meus estudos com técnicas ligadas ao papel. (Restauração de livros e papel, Papier Machê e outras).

Uma outra característica minha e fazer estudos com diferentes materiais, que acho que podem ser aplicados para fazer dobradura. Comecei usando vários tipos de papel, desde reciclados aos de fibra, passando pelos papeis de origami propriamente ditos aos papeis nacionais. Estudei também a utilização de panos para modelos utilitários, malha de aço inoxidável e cápsulas de alumínio para bijuterias, e muitos outros.

Gosto também de fazer estudos de técnicas para melhor adaptação do papel para cada tipo de modelo a ser dobrado. (Wetfolding, Froissage, papel vegetal feito em casa...).
Dei aulas de Origami em várias escolas públicas em Paris. Fui membro das associações de origami na França, Itália e Inglaterra. Participei de vários congressos internacionais, apresentando meus trabalhos, escrevendo para revistas de origami e ministrando oficinas.
Fui conselheira da Associação Francesa de Origami (MFPP) durante 3 anos e conquistei um dos prêmios de Melhor Modelo e Diagrama no Congresso Internacional de Origami, na Itália em 2002.
Na minha volta ao Brasil, fui professora de Origami da Escola Modelo de Língua Japonesa e comecei a trabalhar com cenários para a televisão e teatro, e brindes promocionais.

Fui co-fundadora da Associação e primeira presidente do DoBras - Dobras Brasil, Grupo de Estudos e Difusão do Origami. Nestes mais de 15 anos de grupo fui duas vezes presidente, com mandatos de dois anos. Nos anos que participei da coordenação do grupo organizamos Congressos, Jornadas e promovemos encontros internacionais e intercâmbios com origamistas internacionais e outras associações de origami. Nos encontros promovidos pelo DoBras tinhamos uma média de 100 à 150 pessoas por evento.

Em junho de 2009, publiquei em co-autoria com Glória Aguiar, o livro de Origami “Dobrando Tea Bag e Mandalas”. Com o lançamento deste livro, fui convidada por vários grupos Brasileiros de origami para viajar e divulgar a técnica do Tea Bag pelo Brasil, ministrando oficinas nos Congressos e Jornadas de Origami.
  Participei do 1°Congresso Latino Americano de Origami, em Bogotá  Colômbia, em abril de 2010. Criando a oportunidade de divulgar o meu livro para as Organizações de Origami Latino Americanas.
Em outubro de 2010, lancei meu segundo livro de Origami “Papeis Mandalas e Flocos de Neve”, durante o Congresso Nacional de Origami Argentino, em Rosário - Argentina. Este Livro foi lançado no Brasil no ano de 2011.

Desde então me dedico a minha firma de Decoração e Produção de brindes feitos em origami. Mas o que mais gosto é me dedicar a criação de novos modelos e a divulgar o Origami.

Jaciara Grzybowski
Agosto 2019"


Belas Dobras a Todas!

Daniel Landi
18/09/2019

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2º Encontro Nacional de Origami (2nd Brazilian Origami Convention) - Timóteo/MG-Brazil

#8 / 365 - Thoki Yenn - DNA-4 Molecule